📖 Versículo do Dia

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Os fariseus de hoje


Os Fariseus, na época de Jesus eram as pessoas que frequentavam as sinagogas. Eram conhecidos pelo seu grande conhecimento da Lei, por suas belas palavras, pelas orações feitas em praça pública e por sua autoridade para com outras pessoas. Eram eles que, normalmente, condenavam os pecadores segundo à Lei de Moisés.

Quando Jesus começou o seu ministério, Seu principal alvo de repreensão eram os Fariseus.
Por diversas vezes, Jesus os alertou dizendo "Ai de vós, Fariseus!" por conta da visão hipócrita dos mesmos e da má tradução da Lei.

Os Fariseus de hoje são os religiosos.

Você é um religioso?
Responda essa pergunta: Beber é correto aos olhos de Deus? Sim ou não?

"Pois veio João Batista, não comendo pão, nem bebendo vinho, e dizeis: Tem demônio! Veio o Filho do Homem, comendo e bebendo, e dizeis: Eis aí um glutão e bebedor de vinho, amigo de publicanos e pecadores!" Lucas 7:33-34
Foi Jesus quem disse a frase acima. Ele condena os Fariseus por causa da religiosidade. - João Batista, que comia mel e ervas do campo era chamado de endemoniado, Jesus, que bebia, foi chamado, em outras palavras, de bêbado. - E hoje, essa história se repete.

É claro que existem pessoas que têm problemas com a bebida, por causa do excesso, mas, por causa do descontrole, os religiosos passaram a julgar os que bebiam para que isso se tonasse repugnante diante dos cristãos.

Quando alguém bebe a ponto de perder o controle, está pecando, pois quando não têm consciência do que faz, não pode usar uma fé inteligente, ou seja, o diabo têm o controle dela. Mas se ela passa a beber às vezes, pouco, até por questão de saúde (é comprovado que o álcool filtra o sangue) estaria ele errado?

"A fé que tens, tem-na para ti mesmo perante Deus. Bem-aventurado é aquele que não se condena naquilo que aprova. Mas aquele que tem dúvidas é condenado se comer, porque o que faz não provém de fé; e tudo o que não provém de fé é pecado." Romanos 14:22-23
O que leva um religioso a ser assim?
O julgamento alheio.
A Lei de Moisés veio para controlar o povo no deserto. Com a chegada à terra prometida, essa Lei passou a ser um auto-julgamento e para resolver casos extremos. Mas os Fariseus tomaram posse de palavras e foram alimentando dentro de si mesmos um orgulho, jogando fardos pesados sobre o povo e não julgando à eles mesmos.

"O homem bom do bom tesouro do coração tira o bem, e o mau do mau tesouro tira o mal; porque a boca fala do que está cheio o coração." Lucas 6:45
Reveja seus conceitos e liberte-se dessa mentalidade religiosa, pois você pode ser um Fariseu e ainda nem se deu conta.

Na fé.

Dúvidas? Envie-nos um e-mail para pregadoresdoev@gmail.com