quinta-feira, 25 de julho de 2013

Dúvidas XIV - Santa Ceia: O que ela representa?


"E, tomando um pão, tendo dado graças, o partiu e lhes deu, dizendo: Isto é o meu corpo oferecido por vós; fazei isto em memória de mim. Semelhantemente, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este é o cálice da nova aliança no meu sangue derramado em favor de vós." (Lc. 22:19-20)
A santa ceia é certamente a tradição mais marcante do cristianismo. Quase todas as denominações praticam constantemente o ato de cear em memória de Jesus. Mas você já parou para refletir no significado da santa ceia? Porque Jesus nos deixou esse costume e mandou que praticássemos?

Para entendermos o propósito da ceia, precisamos voltar desde o Gênesis:

"Então, disse o SENHOR Deus: Eis que o homem se tornou como um de nós, conhecedor do bem e do mal; assim, que não estenda a mão, e tome também da árvore da vida, e coma, e viva eternamente." Gn. 3:22
O homem comia da Árvore da Vida, por isso não morria. Quando comeu da árvore do conhecimento do bem e do mal (a arvore proibida), este tornou-se impuro, pecador, indigno de tomar da árvore da vida e comer do seu fruto. A partir desse momento houve morte na terra.

O pecado se multiplicou e as almas eram condenadas ao inferno por causa disso.

Visto que não havia na terra homem limpo o bastante para que fosse digno de tomar da árvore da vida e comer do seu fruto, Deus enviou o próprio Filho para que vivesse como homem limpo, íntegro e reto.

É bom destacar um versículo para que tudo seja melhor esclarecido:

"porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor." Rm. 6:23

A morte é consequência do pecado. Morremos por causa da nossa natureza pecadora, por isso Deus precisou enviar o próprio Filho, concebido unicamente pelo poder do Espírito Santo, para que Ele nascesse sem natureza pecadora. Tornou-se o novo Adão.

Jesus viveu uma vida reta e íntegra diante de Deus, tornando-se digno de viver eternamente, mas os planos de Deus sempre foram maiores: Jesus precisava morrer.

Mas se a morte é consequência do pecado, e Jesus não pecou, porque ele deveria morrer?
Para pagar pelo seu pecado, pelo meu pecado e pelo pecado de todos.

"Mas ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados." Is. 53:5

Recomendo que você leia todo o capítulo 53 do livro de Isaías para compreender melhor. É interessante os detalhes sobre Jesus relatados lá, visto que Isaías escreveu tudo cerca de 700 anos antes de Jesus nascer.

Ele pagou por nossos pecados. Carregou-os para o túmulo. Morreu sem dever nada, e ressuscitou! Está vivo!

Como posso saber se os meus pecados estão pagos?
Para isso serve a santa ceia! Jesus instituiu o Cálice da Nova Aliança pelo Seu sangue derramado! Quando participamos da ceia, fazemos essa aliança com Jesus. Mostramos que estamos entregando nossa vida em Seu altar e assumindo o compromisso de servi-lo publicamente e obedecer a sua vontade em troca do perdão dos nossos pecados.
Se não participarmos da ceia, não temos parte com Ele. Não assumimos a fé.

Indignos de tomar a ceia
Jesus nos alertou antes de cear: "Por isso, aquele que comer o pão ou beber o cálice do Senhor, indignamente, será réu do corpo e do sangue do Senhor. 1Co. 11:27" A pessoa se torna indigna quando participa da ceia sem saber o que está fazendo ou quando o faz sem o compromisso pessoal de entregar sua vida para Jesus. A santa ceia é algo exclusivamente para convertidos, isso porque sua vida tem que ser d'Ele para que seus pecados sejam pagos por Ele.

Espero ter ajudado.

Envie um e-mail para pregadoresdoev@gmail.com e tire suas dúvidas! Ou Faça a sua pergunta na barra lateral!

Nenhum comentário:

Leia também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...