quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Dúvidas XV - Jesus foi pregar no inferno?



"Pois também Cristo morreu, uma única vez, pelos pecados, o justo pelos injustos, para conduzir-vos a Deus; morto, sim, na carne, mas vivificado no espírito,  no qual também foi e pregou aos espíritos em prisão,  os quais, noutro tempo, foram desobedientes quando a longanimidade de Deus aguardava nos dias de Noé" 1Pe 3:18-20

Recebi alguns e-mails sobre essa questão acima:

Jesus pregou aos espíritos em prisão no inferno?
 A dúvida é natural, porque logo contrariaria a parte onde aprendemos que não há salvação após a morte ou que só adquirimos a Salvação em vida.

É verdade. Ele pregou aos espíritos em prisão. Pessoas mortas que viveram na época em que Noé e seus filhos construíam a arca. Mas mesmo assim a Salvação continua sendo em vida.

Explicação:
Quando Jesus morreu por nossos pecados, foi para o inferno. Até então nunca tinha estado lá, porque não merecia ir para aquele lugar. Ele foi por nossa causa e triunfou sobre o diabo e sobre todo o inferno.
Na ocasião, Jesus fez justiça sobre os espíritos dos homens que viveram na época de Noé e pregou para eles.

Porque os que viveram na época de Noé receberam a pregação?
Porque eles (e somente os que Jesus pregou) não tiveram a oportunidade do arrependimento.
Fica claro na bíblia que, naquela época, os únicos justos sobre a terra eram Noé e sua família. Todos os outros estavam longe dos caminhos de Deus. Logo podemos compreender que oito pessoas não poderiam pregar para todo o mundo. Aqueles que não tiveram a chance de arrependimento, receberam essa chance com a visita de Jesus.

Para que alguém não diga que estou me equivocando, coletei informações de outros pregadores, e identifiquei respostas semelhantes:


Porque então Jesus não prega aos outros espíritos em prisão?

O apóstolo Paulo respondeu essa pergunta:

 "Mas pergunto: Porventura, não ouviram? Sim, por certo: Por toda a terra se fez ouvir a sua voz, e as suas palavras, até aos confins do mundo." Rm 10:18

"Os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras das suas mãos." Sl. 19:1
Mas é bom esclarecer tudo, por que sempre tem alguém para dizer: Mas então os homens a quem Jesus pregou deveriam ver o firmamento, que anuncia as obras das mãos de Deus!

Os homens da época de Noé não eram incrédulos. Todos sabiam da existência de Deus. O problema é que o pecado havia possuído o coração dos homens, e foi quando Deus se arrependeu de tê-los criado. Aí está o problema, esses homens não tiveram chance de arrependimento. Se nós temos através de Jesus e os descendentes de Noé tinham através da expiação, onde está a justiça de Deus para com esses homens?

Jesus fez a justiça.

Espero ter ajudado.

Fontes:
Bispo Renato Cardoso
Servas Virtuosas

Envie um e-mail para pregadoresdoev@gmail.com e tire suas dúvidas! Ou Faça a sua pergunta na barra lateral!

Nenhum comentário:

Leia também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...