domingo, 1 de dezembro de 2013

Deus castiga?




 Se deixarmos nossas crenças e aprendizados sobre a fé de lado e tentarmos ler de uma forma muito bruta as escrituras sagradas como veremos o nosso Deus?

Muitas pessoas abandonaram a fé por escandalizarem-se com um Deus mau e castigador, dominador de toda a terra que, sem dó nem piedade, obrigava as pessoas a obedecerem e fazerem coisas terríveis para manter o controle. Isso por que deixaram a religião e aprendizados de lado e leram as escrituras severamente simplesmente para conhecerem a história.

Muitos que ainda se mantém "na fé" têm medo de fazerem as perguntas como:

Pode um Deus que é amor mandar um de seus servos mais fieis matar o próprio filho?

Pode um Deus de misericórdia enviar um espírito imundo sobre um rei?

Deus permite que o diabo destrua a vida de uma pessoa mas não a deixe morrer e terminar seu sofrimento?

Deus permite que homens matem animais por causa de seus próprios pecados?

 Deus fez tudo isso. E Ele não é um carrasco por causa dessas coisas, muito pelo contrário.

Se qualquer pessoa ler a bíblia de capa a capa vai concluir que Deus estava por trás de tudo sempre e que muitas vezes pôde ter desamparado seus servos (e até seu próprio Filho). E além do mais, Ele pode ter castigado seu povo muitas e muitas vezes!

Há verdade nisso... até certo ponto.

O castigo não é produzido por Deus, mas pela própria pessoa.

Existe uma lei no universo, criada por Deus que não pode ser revogada nem mesmo pelo Criador:

Tudo o que se planta, se colhe.

Tudo o que fazemos têm uma consequência. Todas as ações e atitudes tomadas têm um retorno, basicamente um Feedback. Tudo aquilo que fazemos, recebemos de volta. Se fazemos o bem, recebemos o bem. Se fazemos o mal, recebemos o mal.

Jesus ocupou todo o seu ministério na terra tentando explicar essa lei de uma forma mais simples para as pessoas. Coisas boas devem ser plantadas para que coisas boas sejam colhidas.

Mas e o assunto em questão?

O castigo nada mais é do que uma colheita do que se planta. Por isso o nome: Castigo.
Deus não castiga necessariamente. Se fizermos uma pesquisa sobre Deus afirmando que está castigando alguém encontraremos um castigo sobre o povo que roubou a arca da aliança e um salmo de Davi:

"O SENHOR me castigou severamente, mas não me entregou à morte." 
Sl. 118:18
O interessante é que esse salmo começa com o versículo: "Rendei graças ao SENHOR, porque ele é bom, porque a sua misericórdia dura para sempre." e todo o capítulo revela um intenso louvor e adoração à Deus. Curioso, não? Por que alguém que foi castigado por Deus estaria louvando e engrandecendo o nome do Senhor?

Aí você pode dizer: Ele era um crentão extremamente religioso e fracassado.

Na verdade Davi foi um grande rei que teve um sua vida inúmeras vitórias e conquistas. De religioso ele não tinha nada, mas sempre foi um grande homem de .

O castigo é o resultado da desobediência. Deus nos deu leis e mandamentos, não para serem impostos, mas para serem seguidos. Jesus nos ensinou a praticarmos a Palavra de Deus, mas parece que é muito mais cômodo às pessoas distorcer suas palavras do que realmente assumirem que estão errados e segui-las.

O orgulho consome a nação nos tempos de hoje. Por causa disso pessoas morrem o tempo todo, guerras estouram a cada segundo e uma palavra mal dita pode causar uma revolução. A corrupção rola solta e a manipulação das mentes pela mídia e pela política estão cada vez mais propagadas. Isso tudo é culpa de Deus? Crianças morrem todos os dias de fome por culpa de Deus? O câncer mata e causa dor por causa de Deus?

Não. Isso é nossa culpa.

"Desde os dias de vossos pais, vos desviastes dos meus estatutos e não os guardastes; tornai-vos para mim, e eu me tornarei para vós outros, diz o SENHOR dos Exércitos;" 
Ml.3:7

A religião é o ópio do povo.
Karl Marx

 Continua...


Envie um e-mail para pregadoresdoev@gmail.com e tire suas dúvidas! Ou Faça a sua pergunta na barra lateral!

Nenhum comentário:

Leia também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...