terça-feira, 20 de junho de 2017

O Antigo Testamento continua válido?


Não são poucos os que defendem a teologia do Tempo da Graça, que consiste em dividir o Antigo do Novo Testamento, chamando a cada um de Tempo da Lei (Antigo Testamento) e Tempo da Graça (Novo Testamento), afirmando muitas vezes que a Lei já não é mais válida, e que hoje impera o Tempo da Graça, onde o fato de que o Senhor Jesus venceu o pecado na cruz nos isenta da Lei.

Há ainda outras raizes teológicas que defendem o mantimento da Lei, ou seja: Em momento algum o Antigo Testamento perdeu o seu valor ou autoridade, e que continua sendo válido.

Afinal de contas, o Antigo Testamento foi substituido ou continua valendo como antes?



Primeiro precisamos entender o que é um Testamento.

Segundo o Dicionário Online de Português, as principais definições para Testamento são:


1. Ato pelo qual alguém declara suas últimas vontades e estabelece a disposição de seus bens, depois de sua morte.2. Qualquer escrito postumamente revelado, em que seu autor fixa suas opiniões ou projetos: testamento político, literário.

Isso nos leva a entender que não há uma data de validade para o testamento, mas sim uma data inicial, que é à partir da morte do testador.

O autor de Hebreus, diz:

"Porque onde há testamento, é necessário que intervenha a morte do testador.Porque um testamento tem força onde houve morte; ou terá ele algum valor enquanto o testador vive?Por isso também o primeiro não foi consagrado sem sangue;"Hebreus 9:16-18
Para que um testamento seja válido, é necessário que o testador morra. No caso do autor do Antigo Testamento, O Próprio Deus.

Quando Jesus morreu na cruz, Ele não estava apenas carregando nossos pecados na cruz, mas também estava cumprindo o que era necessário para que, à partir daquele momento, os Filhos da Fé pudessem tomar posse da Herança contida em Seu testamento! O Sacrifício do Senhor Jesus validou o Antigo Testamento para que, após a morte de Cristo, pudessemos tomar posse dessa herança!

"E semelhantemente aspergiu com sangue o tabernáculo e todos os vasos do ministério.E quase todas as coisas, segundo a lei, se purificam com sangue; e sem derramamento de sangue não há remissão."Hebreus 9:21,22
O Antigo Testamento nunca deixou de ser válido, pelo contrário. Hoje somos mais bem-aventurados do que os Grandes Heróis da Fé, como Abraão, Isaque, Jacó, Moisés, Gideão, e tantos outros, pois, para nós, esse testamento já foi entregue! Os herdeiros já tem direito às bençãos contidas na Palavra de Deus!

Porém, há uma condição para que  sejamos os herdeiros desse Testamento:

"Porque a promessa de que havia de ser herdeiro do mundo não foi feita pela lei a Abraão, ou à sua posteridade, mas pela justiça da fé.Porque, se os que são da lei são herdeiros, logo a fé é vã e a promessa é aniquilada."Romanos 4:13,14
A fé prática é necessária para que nos tornemos Herdeiros dessas promessas. Não podemos oferecer sangue alheio (Hb. 9:25), devemos nós mesmos, subirmos ao Altar e colocar em prática aquilo que está contido nesse mesmo Testamento para que nos tornemos Herdeiros pela fé!

E o Novo Testamento?

As promessas do Novo Testamento são para a Volta de Jesus. Esse testamento pertence à eternidade. Ali estão contidas as Palavras da Vida eterna, as coisas que ainda virão, porém as do Antigo Testamento estão presentes agora! Basta você crer, e receberá!

"Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim abrogar, mas cumprir." Mateus 5:17

Envie um e-mail para pregadoresdoev@gmail.com e tire suas dúvidas!

Nenhum comentário:

Leia também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...