quinta-feira, 5 de maio de 2011

Debate III - Os 300 de Gideão


A Palavra nos conta que os israelitas pecaram contra Deus, e por isso o Senhor permitiu que o povo de Midiã dominasse os israelitas.
Gideão, filho de Joás, da tribo de Dã*, revoltou-se contra o Senhor e passou a questiona-lo quanto a permissão de Deus para com os midianitas que dominaram Israel desde as terras do deserto até a faixa de Gaza.
Deus disse a Gideão que o povo foi liberto do Egito, como ele prometeu. Foi lhe dada a terra prometida (Canaã), como ele prometeu. Foi lhe dada fartura e dominio sobre os povos que lá habitavam, como ele prometeu. Porém, o povo passou a adorar os deuses da região, esquecendo-se do Senhor:

"E vos livrei da mão dos egípcios, e da mão de todos quantos vos oprimiam; e os expulsei de diante de vós, e a vós dei a sua terra. E vos disse: Eu sou o SENHOR vosso Deus; não temais aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; mas não destes ouvidos à minha voz. JZ.6:9-10"

Mas Deus viu em Gideão fidelidade, e prometeu-lhe a liberdade:

"Então o anjo do SENHOR lhe apareceu, e lhe disse: O SENHOR é contigo, homem valoroso.
Mas Gideão lhe respondeu: Ai, Senhor meu, se o SENHOR é conosco, por que tudo isto nos sobreveio? E que é feito de todas as suas maravilhas que nossos pais nos contaram, dizendo: Não nos fez o SENHOR subir do Egito? Porém agora o SENHOR nos desamparou, e nos deu nas mãos dos midianitas.
Então o SENHOR olhou para ele, e disse: Vai nesta tua força, e livrarás a Israel das mãos dos midianitas; porventura não te enviei eu?
E ele lhe disse: Ai, Senhor meu, com que livrarei a Israel? Eis que a minha família é a mais pobre em Manassés, e eu o menor na casa de meu pai.
E o SENHOR lhe disse: Porquanto eu hei de ser contigo, tu ferirás aos midianitas como se fossem um só homem. Jz.6:11-16"

Gideão convocou 32000 (trinta e dois mil) soldados. Deus falou a Gideão que haviam sodados demais, por isso, o Senhor mandou que Gideão mandasse os que tinham medo de volta para casa. Vinte e dois mil voltaram, porém restaram ainda dez mil.

Agora, pois, apregoa aos ouvidos do povo, dizendo: Quem for medroso e tímido, volte, e retire-se apressadamente das montanhas de Gileade. Então voltaram do povo vinte e dois mil, e dez mil ficaram.

"E disse o SENHOR a Gideão: Ainda há muito povo; faze-os descer às águas, e ali os provarei; e será que, daquele de que eu te disser: Este irá contigo, esse contigo irá; porém de todo aquele, de que eu te disser: Este não irá contigo, esse não irá. E fez descer o povo às águas. Então o SENHOR disse a Gideão: Qualquer que lamber as águas com a sua língua, como as lambe o cão, esse porás à parte; como também a todo aquele que se abaixar de joelhos a beber.
E foi o número dos que lamberam, levando a mão à boca, trezentos homens; e todo o restante do povo se abaixou de joelhos a beber as águas.
E disse o SENHOR a Gideão: Com estes trezentos homens que lamberam as águas vos livrarei, e darei os midianitas na tua mão; portanto, todos os demais se retirem, cada um ao seu lugar. Jz.7:3-7"

Deus fez ali uma promessa: Sobraram 300 soldados, e com esses 300 tu vencerás o exército dos midianitas. (Isso não te lembra eu certo filme?) - Pois é. 300 é totalmente inspirado na Bíblia, porém é introduzida na cultura grega (esparta, no caso). O rei Xerxes, inimigo do rei Leonidas também está na Bíblia:

"No início do reinado de Xerxes, apresentaram uma acusação contra o povo de Judá e de Jerusalém. Ed.4:6"

Gideão teve medo, pois tinha apenas 300 soldados contra um exército medianita. Deus então ordenou que Gideão e Purá aproximassem-se do acampamento inimigo e escutassem o que eles dissessem:

"Chegando, pois, Gideão, eis que estava contando um homem ao seu companheiro um sonho, e dizia: Eis que tive um sonho, eis que um pão de cevada torrado rodava pelo arraial dos midianitas, e chegava até à tenda, e a feriu, e caiu, e a transtornou de cima para baixo; e ficou caída.
E respondeu o seu companheiro, e disse: Não é isto outra coisa, senão a espada de Gideão, filho de Joás, varão israelita. Deus tem dado na sua mão aos midianitas, e todo este arraial. Jz.7:13-14"

Gideão então dividiu os 300 em três grupos, deu-lhes cornetas feita de chifres e tochas. Mandou que eles cercassem o acampamento e fizessem exatamente a mesma coisa que Gideão.

Eles então cercaram o acampamento e começaram a tocar as cornetas. Os medianitas ficaram desesperados. Ouve uma bagunça tão grande que eles estavam matando a sí mesmos. Os que conseguiram fugir, correram em direção ao rio Jordão, onde Deus já havia separado alguns soldados das tribos de Manassés*, Naftali*, Aser* e Efraim*, que os eliminaram, arrancaram as cabeças dos lideres midianitas, chamados Orebe e Zeebe e as levaram a Gideão.

Nenhum dos 300 morreram.

Pergunta: Você Crê que Deus confundiu os midianitas, fazendo com que eles se matassem e os 300 soldados de Gideão derrotassem um exército inteiro?

*Tribos de Israel

Dúvidas? Envie-nos um e-mail para pregadoresdoev@gmail.com
 border="0"/  Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!

2 comentários:

Unknown disse...

Eu creio inteiramente na bíblia sagrada. Portanto, eu creio que com 300 Gideão venceu todo o exército dos midianitas.

Unknown disse...

Eu creio inteiramente na Bíblia Sagrada. Portanto, eu creio que, com apenas 300 soldados, Gideão venceu todo o exército dos midianitas.

Leia também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...