sexta-feira, 8 de junho de 2012

A importância de seguir em frente


Rute foi uma grande mulher de Deus, e seu nome ficou marcado na história por causa da importância que ele teve para a Obra de Deus. Sim, isso mesmo, para que a Palavra de Deus se cumprisse em Sua obra.
Mas então alguém pergunta: Como assim obra de Deus? No tempo em que Rute viveu não havia igreja! Ela não pode contribuir para a Obra de Deus! - Pelo contrario. Deus tinha um plano muito maior do que poderíamos imaginar para ela!

Noemi era sogra de Rute e de Orfa, esposas de seus filhos Malom e Quiliom. Noemi era viúva e a bíblia nos conta que os maridos de Rute e de Orfa morreram, deixando-as viúvas também.

Como Noemi havia tirado as duas de seus povos, de suas casas para que elas casassem com seus filhos, e os dois não lhes deram filhos, Noemi, pela lei deveria das outros filhos como marido para as noras, porém, Noemi não os tinha, era viúva e velha demais para ter novos filhos. Sendo assim, mandou que as duas retornassem às suas casas, seus povos e seus deuses e a deixassem voltar a sua terra (belém de Judá).

Depois de insistir um pouco, Orfa voltou à terra de Moabe, porém Rute ficou e disse que permaneceria firme com Noemi e seguiria em frente:

 "Disse, porém, Rute: Não me instes para que te deixe e me obrigue a não seguir-te; porque, aonde quer que fores, irei eu e, onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus." (Rute 1:16) 
Rute não deixou Noemi e nem o Deus que Noemi servia, antes permaneceu firme e seguiu sua sogra, pois ela conhecia a promessa que o Senhor tinha para sua vida.
Rute poderia ter voltado e se casado novamente, mas Deus queria usa-la de uma forma grandiosa, mas para isso, ela precisava perseverar e Deus precisava ver sua fidelidade, pois o que Ele tinha guardado para ela era grande.

Rute casou-se com um parente do falecido marido de Noemi chamado Boaz, homem de Deus, prospero e fiel.

Diz a bíblia que Rute foi feliz ao lado de Boaz e teve filhos, mas não diz mais nada sobre Orfa, a nora que voltou. O mais importante é que, da descendência de Boaz e de Rute, nasceu Davi, que foi segundo o coração de Deus, e da descendência de Davi, nasceu Jesus.

No primeiro capítulo do evangelho segundo Mateus, é citada a genealogia de Jesus, que conta com 42 gerações, 42 homens, mas só uma mulher é citada: Rute. "Salmom gerou de Raabe a Boaz; este, de Rute, gerou a Obede; e Obede, a Jessé;" (Mateus 1:5)

Da descendência de Rute nasceu o Salvador, o Filho de Deus, o Redentor. Se Rute tivesse voltado atrás, como fez Orfa, os planos que Deus tinha em sua vida seriam frustrados.

Não recue. Permaneça firme nas promessas de Deus, pois Ele é contigo e também tem um plano grande para sua vida!!


Dúvidas? Envie-nos um e-mail para pregadoresdoev@gmail.com

Nenhum comentário:

Leia também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...