domingo, 21 de outubro de 2012

Dúvidas XII - Como se deve dar uma oferta?



Encontrei uma pergunta na internet onde um rapaz quer saber o que é a tal "fé inteligente" que o Bispo Macedo fala tanto em suas pregações?
Dentre várias respostas, foi eleita pelos usuários do site uma insulta disfarçada de resposta, onde a pessoa diz que essa é uma forma de arrecadar dinheiro para a igreja, e por isso ela cresce. Ela afirma que, caso a oferta fosse dada com base no sentimento, como uma oferta emocional, a pessoa certamente pensaria duas vezes e acabaria não dando a oferta, porque saberia que precisaria do dinheiro mais tarde.

Mas como se deve ofertar?
A pessoa que respondeu estava certa em algumas partes:

A Igreja Universal prega a Fé Inteligente, onde você deve ter consciência do que você está fazendo.
Se analisarmos as igrejas evangélicas hoje, notaremos que a maioria baseia seus ensinamentos e crenças num mar de emoções, misturado com um frenesi de tombos, gritos, pessoas se debatendo e falando coisas estranhas. Dizem os fiéis que essa é uma forma de manifestação do Espírito Santo. - Resumindo: Pura emoção.

Na Igreja Universal, quando um pastor, bispo ou seja quem for, pede uma oferta, na maioria das vezes explica o que ela significa, assim como o dízimo. Faz com que a pessoa entenda o valor real daquilo que ela está fazendo.

Ora, se a fé é a "certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem" (Hebreus 11:1) e a nossa oferta deve ser feita com fé, devemos então CRER no que estamos fazendo. Mas como crer em algo sentimental? Passageiro? Não creio que seja possível.

Porque, assim como o corpo sem espírito é morto, assim também a fé sem obras é morta. (Tiago 2:26)
Uma oferta é mais que dinheiro no altar, é Obra! Com obras agimos nossa fé. Mas se isso for feito com emoções, logo vêm a dúvida, porque assim como falou a pessoa que respondeu a pergunta, ele pensaria duas vezes e não daria a oferta.

"Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; pois o que duvida é semelhante à onda do mar, impelida e agitada pelo vento. Não suponha esse homem que alcançará do Senhor alguma coisa; homem de ânimo dobre, inconstante em todos os seus caminhos." (Tiago 1:6-8)
Dar uma oferta no sentimento é o mesmo que dar um tiro no pé. Você perde o que tinha e não recebe nada em troca.

Duvida? Tire a prova! - Dê uma oferta no sentimento e veja se recebe algo. Depois, faça isso com fé, com inteligência e veja qual das ofertas é que realmente tem um resultado positivo.

Quanto a questão da Igreja Universal pegar dinheiro das pessoas para enriquecimento próprio, nem é preciso dizer nada, pois imagens e vidas transformadas falam mais do que mil palavras:

Clique aqui e veja o roubo da Igreja Universal

Clique aqui e veja Edir Macedo roubando

Envie um e-mail para pregadoresdoev@gmail.com e tire suas dúvidas!

Nenhum comentário:

Leia também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...