segunda-feira, 19 de junho de 2017

Novo Nascimento e Batismo com o Espírito Santo são a mesma coisa?


Uma das perguntas mais comuns que recebemos hoje é O Novo Nascimento e o Batismo com o Espírito Santo são a mesma coisa? - Se não, qual é a diferença entre eles?

Se essa é sua dúvida também, acompanhe o post, pois vamos lhe ajudar!


Quando Nicodemos procurou à Jesus, admitindo que Ele era o Messias, e que ninguém poderia fazer os sinais que Jesus fazia se não viesse da parte de Deus, em momento algum o Senhor o corrigiu ou confirmou tal coisa, mas respondeu apenas:

"Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus."João 3:3
Para compreendermos o que Jesus quis dizer, primeiro precisamos entender a diferença entre reino de Deus e Reino dos Céus.

O Reino dos Céus é um reino celestial, destinado aos que serão salvos, e é onde o Deus Pai habita e onde atualmente se encontra o Senhor Jesus.

"E disse: Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos fizerdes como meninos, de modo algum entrareis no reino dos céus." Mateus 18:3
Será um lugar onde habitaremos no futuro, após o Julgamento. O reino de Deus é o início do Reino dos Céus:

Quando Jesus fala de Reino de Deus, está se referindo à algo presente, algo que já acontecia ao redor dos discípulos, e que estaria mais próximo do que o Reino dos Céus.

"E, interrogado pelos fariseus sobre quando havia de vir o reino de Deus, respondeu-lhes, e disse: O reino de Deus não vem com aparência exterior."Lucas 17:20
O Reino de Deus é o Reino dos céus aqui na terra, vivendo dentro da pessoa, mas não sendo visto fisicamente. Ou seja: O Espírito Santo.

Se Jesus disse que, quem não nascer de novo, não pode ver o Reino de Deus - em outras palavras - quem não nascer de novo não pode receber o Espírito Santo, isso significa que não são a mesma coisa.

Mas se o Novo Nascimento e o Espírito Santo não são a mesma coisa, qual é a diferença entre eles?

O Novo Nascimento é quando a pessoa realmente têm seu interior mudado pela Palavra de Deus. A mudança causada pela conversão da pessoa pode ser comparada à um novo nascimento, como em casos de pessoas que passam por um grave acidente, por exemplo, temos o costume de dizer "fulano nasceu de novo", por que recebeu uma nova chance de viver. Quando nos convertemos, entendemos que o Senhor Jesus nos lavou de nossos pecados. Aquilo que para nós antes, era normal, passa a ser ruim. Passamos a sentir nojo do que faziamos de errado, nosso pensamento muda. Isso é o novo nascimento.

"Meus filhinhos, por quem de novo sinto as dores de parto, até que Cristo seja formado em vós;" Gálatas 4:19

O Batismo com o Espírito Santo é o momento em que o Senhor Jesus derrama sobre a vida da pessoa o próprio Espírito de Deus. Com isso, o batizado recebe poder para vencer a sí mesmo e à todos os problemas pela fé! A importância desse batismo é tão grande que Paulo afirma que as coisas espirituais só são entendidas quando O Espírito habita na vida da pessoa.

"As quais também falamos, não com palavras que a sabedoria humana ensina, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais."
1 Coríntios 2:13

Espero ter ajudado!

Envie um e-mail para pregadoresdoev@gmail.com e tire suas dúvidas!

Um comentário:

Unknown disse...

Quando a pessoa nasce de Deus seu entendimento muda completamente e a pessoa passa a ver as coisas com olhos espirituais, passa a ter discernimento do que é certo e errado diante de Deus e gera fruto do Espírito em seu caracter e um desejo imenso de falar de Jesus para os outros. Isso é muito forte e joão diz que o nascido de Deus vence o mundo. Acho que o batismo com O Espírito concede os dons para a pessoa nascida denovo fazer sua obra, tanto que O Senhor Jesus só pode realizar os milagres após esse batismo.

Leia também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...