terça-feira, 3 de novembro de 2020

Curiosidades sobre a Torre de Babel


Depois disseram: "Vamos construir uma cidade, com uma torre que alcance os céus. Assim nosso nome será famoso e não seremos espalhados pela face da terra". (Gn. 11:4) 

🔸O que era a torre de babel? 

Foi uma torre construida pelos homens alguns anos depois do dilúvio (e da arca de Noé), bem no início das gerações humanas. O propósito da torre de babel era permitir que todas as pessoas vivessem num mesmo lugar para sempre.  

🔸Porque a Torre de Babel era algo ruim aos olhos de Deus? 

O propósito de Deus era que o ser humano se multiplicasse e enchesse a terra:  

"E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja pela terra." (Gn. 1:28)  

O desejo do homem era criar uma torre para que todos vivessem juntos. Um símbolo de rebeldia, já que Deus queria que o ser humano se espalhasse, enquanto, no desejo de exaltar a si mesmo, a humanidade permanecia conglomerada.  

🔸Porque Deus confundiu as línguas? 

A ordem de Deus era para que as pessoas enchessem a terra (Gn. 1:28), entretanto, as pessoas construiam a torre de babel para continuarem juntas, desobedecendo assim a ordem de Deus.

 Para que a Palavra se cumprisse, Deus confundiu as línguas entre as pessoas que viviam e construiam a torre, fazendo com que grupos se formassem e acabassem se espalhando pelo mundo. 

 Imagine você vivendo com pessoas que falam, pensam e tem costumes diferente dos seus... Foi mais ou menos o que aconteceu na torre. 

 A confusão das línguas trouxe muita confusão e resultou no êxodo daquelas pessoas que viviam na torre.  

🔸O que aconteceu à torre de Babel? 

Foi abandonada. Ao contrário do que muitos acreditam, Deus não destruiu a torre com um terremoto ou relâmpago. (Pelo menos a Bíblia não relata nada assim). Simplesmente a construção foi abandonada após a confusão das línguas. 

Arqueólogos e pesquisadores acreditam ter encontrado ruínas de uma antiga torre nas escavações das ruínas babilônicas (no atual Iraque). Mas ainda há pelo menos mais três ruínas que são apontadas como resquícios da Torre de Babel. Nenhuma delas foi comprovada como verdadeira.  

🔸 Babel nos dias de hoje 

Muitos não associam a passagem da torre de Babel aos dias de hoje, mas a Palavra permanece atual. Não podemos convivem com aqueles que falam outra língua espiritual. 

Precisamos permanecer na Palavra, sem mistura-la com outras teorias ou filosofias, que muitas vezes contradizem-na. Se necessário for, devemos nos separar de palavras que discordem da direção de Deus para nossas vidas.

 

pregadores.do.ev@gmail.com

 

 

Envie um e-mail para pregadoresdoev@gmail.com e tire suas dúvidas!

Nenhum comentário:

Leia também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...