segunda-feira, 4 de julho de 2016

A desobediência de Abraão



Quando tratamos do assunto "Abraão", quase imediatamente nos vem à mente a palavra Obediência, pelo fato de que, quando provado, Abraão não negou à Deus seu filho Isaque, e, por causa dessa obediência, ele foi conhecido como Pai da Fé.
Mas a Palavra de Deus nos revela alguns detalhes interessantes sobre a vida de Abraão: Sua desobediência à Deus e as consequências que ela trouxe.

Isso mesmo! Desobediência de Abraão!



Foram três vezes que Abraão decidiu tomar decisões por conta própria, e cada uma delas atrasou sua vida e sua benção.

"Ora, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei."Gênesis 12:1 
Em cima dessa ordem que Deus deu logo no início da caminhada de Abraão, já surgiram duas desobediências.

Primeira Desobediência:

"E tomou Abrão a Sarai, sua mulher, e a Ló, filho de seu irmão, e todos os bens que haviam adquirido, e as almas que lhe acresceram em Harã; e saíram para irem à terra de Canaã; e chegaram à terra de Canaã."Gênesis 12:5
Deus foi claro: Sai da tua parentela, e Abraão saiu, entretanto levou seu sobrinho Ló. Sua parentela.
Esse erro custou muitos problemas à Abraão, à começar pelas brigas entre os rebanhos dos dois, porque ambos eram tão ricos que não havia lugar para os dois naquela terra.
Mais tarde, quando Ló já havia escolhido a melhor terra (que seria de Abraão se Ló não estivesse junto), Abraão teve de resgata-lo por que seu sobrinho havia sido levado cativo, e este perdeu tudo o que tinha.
Depois disso Abraão ainda precisou interceder pelo seu sobrinho à Deus, pois a cidade onde Ló vivia seria destruída, e ele seria destruído junto.

Atrasou sua vida.

Segunda Desobediência:

"E havia fome naquela terra; e desceu Abrão ao Egito, para peregrinar ali, porquanto a fome era grande na terra."Gênesis 12:10
Deus havia mandado Abraão ir para onde Ele iria mostrar, mas ao se deparar com a fome, a situação, Abraão desviou seu caminho e desceu ao Egito. Lá na terra estrangeira, Abraão quase perdeu a vida e sua esposa foi levada por Faraó para ser sua esposa.
Se Deus não tivesse intercedido, Abraão certamente teria perdido sua esposa para sempre, e, consequentemente, a descendência prometida, já que ela deveria vir de Sara.

Atrasou sua vida.

Terceira Desobediência:

O que Deus disse:

"E eis que veio a palavra do Senhor a ele dizendo: Este não será o teu herdeiro; mas aquele que de tuas entranhas sair, este será o teu herdeiro."Gênesis 15:4
A voz que Abraão ouviu:

"E disse Sarai a Abrão: Eis que o Senhor me tem impedido de dar à luz; toma, pois, a minha serva; porventura terei filhos dela. E ouviu Abrão a voz de Sarai."Gênesis 16:2
Abraão escutou o que Deus falou, mas a voz de sua esposa foi mais importante pra ele do que a voz de Deus. Ele ouviu à Sara, teve um filho com Agar, a serva, e até hoje há uma guerra entre a descendência de Ismael (filho de Agar) e Isaque (filho de Sara). Tudo isso por causa da desobediência.

Atrasou sua vida.

Porque Abraão não pensou duas vezes:

Quando Deus pediu Isaque, Abraão não pensou duas vezes! Ele obedeceu! Porque? Por que ele já havia errado muito no altar!

Quantas vezes você já errou no altar? Será que ainda há tempo de continuar errando, ou, assim como Abraão, você não tem mais tempo à perder?

A decisão é sua

.Envie um e-mail para pregadoresdoev@gmail.com e tire suas dúvidas! Ou Faça a sua pergunta na barra lateral!

2 comentários:

Usuário carioca disse...

"Mais tarde, quando Ló já havia escolhido a melhor terra (que seria de Abraão se Ló não estivesse junto)"
Pelo exposto acima, Abraão iria para aquela terra promíscua?

Unknown disse...

Muito bom aprendi muito com este estudo. Muito obrigado

Leia também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...