sábado, 1 de setembro de 2012

Dúvidas XI - Qual foi o primeiro pecado?


"E o SENHOR Deus lhe deu esta ordem: De toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás." (Gênesis 2:16-17)
Quando deu ao homem o direito de governar e cuidar da terra e de tudo o que nela existia, Deus deu uma única ordem: Não comerás da árvore do conhecimento do bem e do mal, e os advertiu dizendo que com certeza morreriam se dela provassem.

Encontrei várias perguntas na internet, que, em suma, diziam: Por que Deus criou uma árvore se não queria que os homens a comessem?

Desde o princípio Deus nos deu o direito de escolha, que conhecemos por livre arbítrio. Esse é o direito que temos de governarmos nossas próprias vidas, sermos os árbitros de nossas vidas. Mas para que nós possamos ser livres, precisamos de escolhas.

Para tudo existe uma lei, e essa era a lei de Deus. - A opção de Adão e de Eva era obedecer ou não obedecer. - O primeiro pecado foi a desobediência.
A serpente não os obrigou a nada, tampouco Deus enganou-os. Mas a ansiedade deles foi maior.

"Vendo a mulher que a árvore era boa para se comer, agradável aos olhos e árvore desejável para dar entendimento, tomou-lhe do fruto e comeu e deu também ao marido, e ele comeu." (Gênesis 3:6)
A árvore era agradável aos olhos, era de boa aparência. - Eva foi levada pelo que via, e ignorou totalmente a voz de Deus.
Nos versículos 4 e 5, a serpente diz a Eva que ela não morrera e que Deus não quer que ela conheça do bem e do mal porque se tornará como Ele. - Exatamente como o diabo pensou:

"Tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu; acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono e no monte da congregação me assentarei, nas extremidades do Norte; subirei acima das mais altas nuvens e serei semelhante ao Altíssimo." (Isaías 14:13-14)

Como Lúcifer não conseguiu ser semelhante a Deus, e, por causa de sua ganância foi expulso dos céus, passou a tentar aos homens, que são a semelhança de Deus! E isso acontece até os dias de hoje!

Ora, se esse desejo foi negado à Lucifer, por que Deus nos concedeu sua semelhança?

Porque havia orgulho no coração de Lucifer. - Ele não se contentou em ser um ser perfeito, o querubim da guarda, ungido de Deus... Queria ser COMO Deus.

Desobediência. A consequência é a morte.

Envie um e-mail para pregadoresdoev@gmail.com e tire suas dúvidas!

Nenhum comentário:

Leia também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...