domingo, 31 de janeiro de 2016

Deus e o tempo


É muito comum no meio evangélico ouvir a expressão: "O tempo dos homens é diferente do tempo de Deus". E de fato isso é verdade.
A bíblia fala que para Deus, um dia podem ser mil anos, e mil anos como um dia (2Pe.3:8), além de que a Palavra de Deus nos deixa claro que tudo tem seu tempo debaixo dos céus (Ec.3). Isso poderia significar que no Reino dos Céus não haveria tempo, e, se houver, não passa como o tempo da terra.



Pensando dessa forma, torna-se muito complicado compreender como funciona o tempo no mundo espiritual e como esse tempo se aplica na terra. Por isso, explicaremos de forma científica, como funciona a passagem do tempo e sua influencia:

A CIÊNCIA E O TEMPO

Segundo a lei da relatividade espacial, nosso universo está em constante expansão, cada vez mais distante de um "ponto inicial". Esse movimento de afastamento cria uma espécie de linha imaginária, conforme descrito na imagem abaixo:


Essa Linha imaginária é uma "linha do tempo", teorizando que, quanto mais o universo se afasta, mais o tempo passa. Essa mesma teoria sugere que, antes do big bang (ponto inicial), não havia tempo, já que não havia expansão do universo.
Segundo essa teoria, que foi proposta pelo físico Albert Einstein, o tempo também está diretamente sujeito à gravidade. Segundo ele, quanto mais rápido o movimento de um corpo, mais lento o tempo passa. Ou seja: Se existir um planeta com o mesmo tamanho da terra, mas girando com o dobro da velocidade, o tempo nesse planeta passará mais lentamente.

Einstein também sugeriu que, se houvessem dois irmãos gêmeos, e um deles fosse enviado para o espaço e viajasse na velocidade da luz por algum tempo, quando votasse, seu irmão estaria mais velho do que ele, por causa do tempo que não se passa da mesma forma para os dois.

Parece bem complicado, não é? E talvez realmente seja.

Einstein dizia que a gravidade é uma curvatura no espaço-tempo que causa alteração na velocidade do tempo, ou seja: Quanto maior o corpo, mais lento seria o tempo.

DEUS E O TEMPO

Deus é espírito. Logo, não pode ser influenciado pelo tempo, mas mesmo que fosse físico, o fato de que Ele não sofre influencia de nenhum corpo (planeta, astros, estrelas), permite que o tempo passe para ele de forma diferente da nossa, o que nos leva a entender o versículo de 2 Pedro:


Mas, amados, não ignoreis uma coisa, que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia. (2Pe. 3:8)

Deus não está sujeito à nada, afinal de contas, Ele criou tudo, inclusive o tempo. Se não limitarmos nossa mente à realidade terrena, conseguiremos compreender melhor como funciona o universo e até mesmo o mundo espiritual.

Espero ter ajudado.

Deus abençoe!


Envie um e-mail para pregadoresdoev@gmail.com e tire suas dúvidas!

4 comentários:

Unknown disse...

Me expliquem por favor a parábola do grão de mostarda?

Unknown disse...

Me expliquem por favor a parábola do grão de mostarda?

Claudinha disse...

Falem sobre Ezequiel 8.

Claudinha disse...

Falem sobre Ezequiel 8.

Leia também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...