sábado, 11 de fevereiro de 2012

O prato de lentilha


Tinha Jacó feito um cozinhado, quando, esmorecido, veio do campo Esaú e lhe disse: Peço-te que me deixes comer um pouco desse cozinhado vermelho, pois estou esmorecido. Daí chamar-se Edom. Disse Jacó: Vende-me primeiro o teu direito de primogenitura.Ele respondeu: Estou a ponto de morrer; de que me aproveitará o direito de primogenitura? Então, disse Jacó: Jura-me primeiro. Ele jurou e vendeu o seu direito de primogenitura a Jacó.   Deu, pois, Jacó a Esaú pão e o cozinhado de lentilhas; ele comeu e bebeu, levantou-se e saiu. Assim, desprezou Esaú o seu direito de primogenitura. 
Gn. 25:29-34
É evidente que o diabo não se agrada de ver as pessoas na presença de Deus, e que ele faz de tudo para tirá-las da comunhão.
Lembra de quando você era "do mundo"? Antes da conversão? Lembra como você olhava para a igreja? - Eu, pelo menos, tinha maus olhos. Tudo o que eu via dentro da igreja, pra mim, era imundo. Hoje sei que via tudo assim porque meu interior estava assim, e que precisava deixar o Senhor Jesus me lavar para que eu pudesse ver com os olhos de Deus.
Mas e agora, depois da conversão, como estão seus olhos?

O Senhor Jesus disse:  "porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que conduz para a vida, e são poucos os que acertam com ela." Mt 7:14 Sendo assim, após a conversão, passamos a trilhar esse caminho. Passamos a buscar nossa salvação seguindo a direção do Espírito Santo.
Ora, como disse o Senhor Jesus, esse caminho não é facil, pois estreita é a porta que conduz a salvação, ou seja: devemos estar preparados para caminhos dificeis.


Imaginemos uma montanha, íngreme, cheia de espinhos e pedras escorregadias. Quando aceitamos o Senhor Jesus e passamos a seguir a sua direção, começamos a trilhar um caminho como esse descrito acima. Tropeçamos nas pedras soltas, escorregamos, deslizamos, enfim, erramos. E quando chegamos ao topo, quem está nos esperando? Deus? - Não. É o diabo.
Além de nos fazer tropeçar, escorregar e deslizar por todo o caminho, é com ele que nos encontramos no alto da montanha, e ele está lá, nos oferecendo um prato, "o prato de lentilha".


-Troca todo o teu sacrifício por esse prato? Você não precisa esperar a Deus! Ele está aqui! É só pegar!-


Muitos são aqueles que têm pego o prato de lentilha por não suportarem o caminho e por terem dado ouvidos ao diabo. Quando é aceito o que o diabo nos oferece, deixamos de seguir o caminho.


Quantas são as pessoas (ex-membro, ex-obreiro, ex-pastores, que tem gemido por que sentem a falta que a obra fazia em suas vidas? Que Deus tem feito em suas vidas?)

Quando as pessoas percebem que é tarde demais, tentam voltar, mas percebem que há todo o caminho para percorrer novamente. "Eis a Rocha! Suas obras são perfeitas, porque todos os seus caminhos são juízo; Deus é fidelidade, e não há nele injustiça; é justo e reto." Dt. 32:4 Deus é justiça. Ele não permite que, aquele que retorna volte ao mesmo local de onde saiu, pois os outros não desistiram e continuaram no caminho. Não seria justo, pega-lo pelo cangote e ergue-lo até o pico da montanha. Ele deve passar tudo novamente.


E é por isso que muito não tem coragem de voltar à casa do pai.


Não troque todo o seu sacrifício por um prato de lentilhas. lembre-se: Nem a melhor lentilha do mundo se compara em sentar-se a mesa com o Senhor Jesus.


Na fé.

Dúvidas? Envie-nos um e-mail para pregadoresdoev@gmail.com

Nenhum comentário:

Leia também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...