sábado, 16 de junho de 2012

A consequência do sacrifício


"Acrescentou Deus: Toma teu filho, teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá; oferece-o ali em holocausto, sobre um dos montes, que eu te mostrarei." (Gênesis 22:2)
"Chegaram ao lugar que Deus lhe havia designado; ali edificou Abraão um altar, sobre ele dispôs a lenha, amarrou Isaque, seu filho, e o deitou no altar, em cima da lenha; e, estendendo a mão, tomou o cutelo para imolar o filho." (Gênesis 22:9-10)
Abraão era dono de muitas riquezas, mas a maior delas era Isaque, filho de sua velhice. Sobre Isaque, Abraão tinha uma promessa de Deus: "de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome." (Gn. 12:2) Deus prometeu a Abraão que ele seria o pai de uma grande descendência, tão grande quanto as estrelas do céu. Ele era velho (99 anos), sua esposa Sara era estéril e também velha demais para ter filhos (90 anos), mas ainda assim, Abraão creu!


Deus cumpriu a promessa de lhe dar um descendente, e pouco tempo depois, Isaque nasceu.


Quando Isaque tinha por volta dos seus 13 anos, Deus chamou a Abraão e lhe deu uma ordem: Sacrifica teu filho no monte MoriáSacrifica o que te é mais precioso para mim em holocausto! - Ao que não conhece a Deus, isso parece um absurdo, mas ao que conhece, isso faz sentido, e Abraão conhecia a Deus mais do que todos que já passaram pela terra, pois era Seu amigo.


Ele subiu ao Moriá, erigiu um altar e deitou Isaque sobre o altar, então veio o anjo do Senhor e o impediu de sacrifica-lo, pois Deus precisava ter certeza de que Abraão confiava nEle.


O sacrifício que Abraão estava prestes a fazer era tão precisoso, tão forte, que aquela terra do Moriá passou a ser disputada.
Anos depois, Davi comprou a terra do monte e edificou um altar, mais tarde, seu sucessor, Salomão, construiu o templo em cima desse monte.
Hoje em dia, o monte é disputado pelas duas nações descendentes diretas de Abraão: os Judeus (Isaque) e os Islâmicos (Ismael). Onde havia o templo de Salomão, hoje está a cúpula da rocha (mesquita islâmica), e ainda resta um muro do templo, chamado muro das lamentações, onde os judeus reúnem-se para chorar a perda do templo.


O sacrifício é o extremo da fé. Ele é tão poderoso que até a terra onde Abraão pisou o pé tornou-se santa.


Não tenha medo! Se Deus lhe pedir algo, sacrifique! Muito mais do que você imagina, tem Ele para fazer!


Na fé!

Envie um e-mail para pregadoresdoev@gmail.com e tire suas dúvidas!

Nenhum comentário:

Leia também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...