quarta-feira, 20 de julho de 2016

Porque os Hebreus eram escravos no Egito? - Parte II

Guilherme Winter interpretando Moisés na novela "Os dez mandamentos" da rede Record
Aviso!: Se você ainda não leu a primeira parte do post CLIQUE AQUI.

Esse assunto ainda é muito debatido aqui no blog. A postagem original (link acima) feita em 2011 já é a segunda mais visualizada do blog, responsável por 13% das visualizações totais do blog (216 postagens até então), atrás apenas de "Quem é a Estrela da Manhã?".

O mais interessante é que, quanto mais pessoas leem e comentam, mais dúvidas vão surgindo, e uma em especial me chamou muito atenção essa semana, que achei importante, não apenas responde-la, mas fazer um post sobre ela:

O que eu não consigo entender é:como toda uma descendência de (pessoas)(gente) poderiam vim a ser escravo (antes de ter nascido), ou seja, sem um passado delituoso, sem antes de pecarem,no ventre das suas mães, foram por acaso predestinados? Ou Deus, na sua ciência já sabia de ante-mão que suas travessuras os condenariam a tal escravidão? A PERGUNTA É PORQUE OS HEBREUS TINHAM QUE VIM A SER ESCRAVOS (G:15,13) me ajudem pooooooofavorrrrrr G.K.
A pergunta se refere à um versículo em Gênesis, no qual, Deus, ao prometer a descendência à Abraão, ressalta que esse povo seria escravo em terra alheia:

Então o SENHOR falou a Abrão: “Sabe, com toda a certeza, que a tua posteridade será peregrina em terra alheia, e será reduzida à escravidão, e será afligida por quatrocentos anos.Gênesis 15:13
É natural alguém ler esse versículo e pensar que Deus estaria condenando o povo à escravidão, mas isso não é verdade.
Conforme explicamos na postagem sobre Deus e o tempo, não existe passado ou futuro para o Senhor. Para Ele, tudo é o agora. Apenas nós estamos limitados ao tempo, por isso Deus já sabia que o Seu povo seria escravizado, não por que Ele queria, mas porque suas escolhas lhes levariam à escravidão.

Na primeira postagem eu me equivoquei dizendo que os Israelitas (que são os Hebreus) foram feito escravos logo após a grande fome, mas não foi bem assim. Os Hebreus se multiplicaram e prosperaram naquela terra, contudo, acabaram esquecendo de Deus, e, mais tarde, um Faraó que não conheceu à José, lhes impôs pesados tributos, o que obrigou os Hebreus à se tornarem escravos, assim como todo o Egito na época da fome.

Agora a postagem está corrigida.

Mas respondendo a pergunta.

Se os pais eram escravos, automaticamente, seus filhos eram considerados escravos. Por isso os Hebreus já nasciam nessa situação.
Moisés já era a quarta descendência dos filhos de Israel que viviam no Egito. Nos 430 anos que eles passaram naquela terra, esqueceram-se de Deus e admitiram práticas pagãs em seu meio (praticas que, mais tarde, levaram consigo para o deserto), o que fez com que Deus ficasse de lado, e, consequentemente os levou à escravidão.

Quando Deus levantou Moisés, foi afim de livrar o povo, não apenas da escravidão egípcia, mas também da escravidão religiosa, por que, mesmo os Israelitas tendo se esquecido de Deus, Ele nunca os esqueceu. Entretanto, Deus nunca interfere nas escolhas do ser humano. Nem mesmo hoje.

Espero ter ajudado!

PARTE 3 CLICANDO AQUI


Envie um e-mail para pregadoresdoev@gmail.com e tire suas dúvidas! 

4 comentários:

Unknown disse...

excelente.
parabéns.

Unknown disse...

mas se Deus sabia q o
povo ia se tornar pagão
nao foi o proprio Deus q deixou ?
jose foi pro egito e Deus aceitou
foram pra uma terra pagã ? para ser testados? COMO DEUS SABIA ? SE TEMOS LIVRE ARBITRIO COMO DEUS TEM CERTEZA?
DEUS NÁO TINHA OUTRA OPÇAO PRA?LEVAR JOSE PRA OUTRO LUGAR ? OU IMPEDIR ?
FATOS UM TANTO CURIOSO E ESTRANHO ?

Ainz disse...

Nada a ver esse texto só serve para justificar Deus, inventando argumento, não se pode negar os fatos, Deus disse que a descendência de Abraão ia ser escrava e Sofrer, e foi isso que o próprio Deus articulou e permitiu. Como pode haver tamanha cegueira entre os crentes?

Anônimo disse...


Quem não entendeu, é porque não soube realizar uma boa interpretação de texto. Deus não quis que o povo se tornasse escravo. Ele simplesmente sabe de tudo que acontecerá no futuro. Ele sabia que as escolhas do povo resultariam em escravidão e avisou Abraão. Ele não interfere em decisões humanas, pois é um Deus amoroso e que nos deu livre arbítrio, não um manipulador. Ainda que nossas más escolhas nos levem a um caminho ruim, Ele nos respeita e está sempre pronto para nos perdoar e nos abençoar - como fez com aqueles que foram fiéis, lhes dando a Terra Prometida.

Leia também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...